Acre tem cerca de um veículo para cada três habitantes

39
Estudo é da Confederação Nacional do Municípios (CNM), divulgado nesta segunda (2). Número de automóveis é de mais de 260 mil no Acre.

Por G1 AC, Rio Branco

Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que o Acre tem cerca de um veículo para cada três habitantes. Entre caminhões, motos e carros são mais de 260 mil veículos para 829.619 habitantes circulando no estado. Os dados, do mês de abril, foram divulgados nesta segunda-feira (2).

Em números só de automóveis, os dados mostram que existem mais de 53,4 milhões de automóveis no Brasil. Isso significa que há um automóvel para 3,89 habitantes. A CNM usou dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No Acre, o número de carros é de 84.467, o que significa 0,16% do total levantado. O estado que tem o maior número de automóveis é São Paulo, com 17,8 milhões. Logo mais aparece o estado de Minas Gerais, com 5,9 milhões de carros.

Em todos os estados do Acre há mais motos que carros, segundo estudo (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Em todos os estados do Acre há mais motos que carros, segundo estudo (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Em todos os estados do Acre há mais motos que carros, segundo estudo (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)

Estado acreano também aparece na lista dos que possuem mais motos do que carro. Segundo o estudo, o Acre tem 138.432 motocicletas, um total de 0,5%. O levantamento mostra também que em todos os municípios do Acre os números de motos superam o de carros.

O estado, segundo os dados, é o único do país onde em todos municípios têm mais motos que carro. Maranhão e Pará aparecem logo em seguida com 99% dos municípios. Com isso, o Acre é o único estado do país com 100% de cobertura nesse ranking, seguido pelo Maranhão e Pará, cada um com 99%.

Frota de ônibus

Ainda segundo o estudo, o Acre aparece como um dos estados com a menor frota de ônibus do país. O estado possui apenas 0,2% do total levantado, o que corresponde a 1.135 mil ônibus.

O estado onde há mais ônibus é São Paulo, com 157.455 mil coletivos. Logo em seguida vem Minas Gerais, com 76.076 mil. São ao todo mais de 616 mil veículos da frota de ônibus do Brasil.