Agentes frustram tentativa de fuga de presos no Francisco d’Oliveira Conde

156
Seis detentos tentaram fugir na noite de sábado (19) e foram capturados quanto tentavam pular muralha com teresa.

Por Quésia Melo, G1 AC, Rio Branco

Seis presos tentaram fugir do complexo penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, por volta de 22h de sábado (19). Os detentos estavam no pavilhão G da unidade e arrombaram a cela. Porém, eles foram capturados por agentes quando tentavam pular a muralha usando uma teresa, corda feita com lençóis emendados.

O diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) destacou que o trabalho dentro da unidade é contínuo e agradeceu ao empenho dos agentes que evitaram a fuga.

“Quem tá preso, quer sair dali, é natural. Mas nosso trabalho é contínuo. Só agradecer o empenho e dedicação dos nossos agentes penitenciários, que mais uma vez evitam fugas nas unidades prisionais. Além disso temos investido na infraestrutura do sistema para dificultar e minimizar cada vez mais possibilidades de fuga”, disse.

Ao G1, o presidente da Associação do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen-AC), José Janes, disse que nenhum preso ou agente ficou ferido na ação. Ele relatou ainda que, no mesmo dia, pela manhã, um dos presos havia tentado fugir da enfermaria da unidade.

“Eles tentaram fugir se aproveitando da chuva. Os agentes perceberam a ação e conseguiram recapturar. Lembrando que os agentes não tinham capa de chuva e apesar de todas as dificuldades ninguém ficou ferido”, destaca Janes.