Capixaba cria ‘Semana do Bebê’ para combater mortalidade infantil

16

Por G1 AC — Rio Branco

Para tentar reduzir o índice de mortalidade infantil, a prefeitura de Capixaba, no interior do Acre, sancionou uma lei que implanta a “Semana do Bebê”, na segunda semana do mês de agosto de cada ano. O decreto foi publicado na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).

G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Capixaba, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

A data deve ainda ser incluída no calendário de eventos do município. Conforme o documento, durante este período, serão realizados seminários, palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino e postos de saúde.

A lei prevê que sejam divulgados programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 à 5 anos de idade, atendimento médico e psicológico. As ações serão coordenadas por uma comissão com membros da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal Educação.

Além da redução do índice de mortalidade infantil, a Semana do Bebê quer diminuir a exclusão social decorrente da gravidez precoce. Outro objetivo é informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância.