www.sentineladafronteira.com.br
O Governo do Acre através da Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esportes e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFAC, firmam acordo de cooperação, que tem por objetivo oficializar parceria para organização e implementação do itinerário da Formação Técnica e Profissional trazida pela reforma do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415 de 2017).
O projeto piloto dessa parceria será a Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga, em Epitaciolândia, que começa a implementação do Novo Ensino Médio já a partir do ano letivo 2021, com oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada para os alunos que ingressarem na 1ª série do Ensino Médio já em 2021.
Na manhã desta quarta-feira 03, o Diretor Geral do IFAC- Campus Xapuri, Professor Joel Bezerra Lima, realizou visita de campo na Escola Luiz Gonzaga, acompanhado da Coordenadora do núcleo estadual de educação em Epitaciolândia professora Rosimari Ferreira, do gestor da Escola Luiz Gonzaga professor Francisco Valdivino e sua equipe gestora.
Joel Bezerra destaca que a vinda ao município de Epitaciolândia é para conhecer as escolas que serão parceiras do IFAC. “A gente já vem conversando sobre a formação inicial e continuada. Conhecemos a Escola Luiz Gonzaga, uma escola rural que a gente vai começar a implantar os cursos, agradeço ao professor Mauro Sérgio Cruz, a Professora Denise dos Santos, a Reitora do IFAC professora Rosana Cavalcante e a coordenadora local do núcleo de educação professora Rosimari, sem esses apoios os nossos trabalhos ficariam inviabilizados”, destacou.
A comitiva do IFAC e governo do Estado, visitou posteriormente a escola Belo Porvir, o gestor Ìcaro Olegário acenou positivamente e talvez já no inicio do ano letivo 2022, a escola deverá ser contemplada também com a parceria trazendo novos cursos à clientela escolar.
Importante lembrar que a Secretaria de Educação do Estado oferece o espaço físico e o IFAC apresenta um quadro de professores que ministrarão os cursos. “Nós já temos os cursos organizados, os alunos vão poder escolher desses cursos, que cursos eles almejam fazer. O IFAC está esperançoso e a secretaria de educação também com essa parceria, é uma parceria que vai dar certo e a gente vai propagar para outras escolas e outras localidades”, pontuou Joel Bezerra.
A Coordenadora geral do Núcleo de Educação de Epitaciolândia professora Rosimari enfatiza que para educação de Epitaciolândia essa é uma parceria que só vem a engrandecer o currículo do aluno. “Estou muito feliz em poder presenciar essa parceria, nossos alunos terão através desses cursos um norte para sua formação profissional, isso significa muito. Isso mostra o comprometimento da nossa educação estadual com a qualidade de nossos estudantes”, destacou.
Na Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga da Rocha só poderá fazer os cursos alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio. Havendo clientela serão ofertados sete cursos:
Processamento de Leite e Derivados;
Processamento de Carnes e Derivados;
Processamento de Produtos de Origem Vegetal;
Auxiliar de Agropecuária;
Olericultura;
Básico de Libras;
Assistência Especializada a Pessoas com Necessidades Especiais.
Comentários