Sentinela da Fronteira
Sentinela da Fronteira
  • Home
  • Acre
  • Cidades
    • Plácido de Castro
    • Marechal Thaumaturgo
    • Manoel Urbano
    • Mâncio Lima
    • Jordão
    • Feijó
    • Epitaciolândia
    • Capixaba
    • Bujari
    • Brasiléia
    • Assis Brasil
    • Porto Acre
    • Porto Walter
    • Rio Branco
    • Rodrigues Alves
    • Santa Rosa do Purus
    • Sena Madureira
    • Senador Guiomard
    • Tarauacá
    • Acrelândia
    • Xapuri
  • Brasil
  • Educação
  • Geral
  • Policial
  • Política
  • Esportes
  • Home
  • Acre
  • Cidades
    • Plácido de Castro
    • Marechal Thaumaturgo
    • Manoel Urbano
    • Mâncio Lima
    • Jordão
    • Feijó
    • Epitaciolândia
    • Capixaba
    • Bujari
    • Brasiléia
    • Assis Brasil
    • Porto Acre
    • Porto Walter
    • Rio Branco
    • Rodrigues Alves
    • Santa Rosa do Purus
    • Sena Madureira
    • Senador Guiomard
    • Tarauacá
    • Acrelândia
    • Xapuri
  • Brasil
  • Educação
  • Geral
  • Policial
  • Política
  • Esportes
No Result
View All Result
Sentinela da Fronteira
No Result
View All Result
Home Geral

Reunião da bancada com Gladson é marcada por insatisfação com secretários e “milicianos digitais”

Tentando apaziguar a situação, a senadora Mailza teve a palavra e tentou mudar o tom da reunião

4 de fevereiro de 2021
Reunião da bancada com Gladson é marcada por insatisfação com secretários e “milicianos digitais”
FacebookWhatsAppTwitter

 Marcos Venicios – veniciosferreira@gmail.com 

Uma reunião que deveria ser marcada por planejamento de ações contra a pandemia de Covid-19 que vem assolando o Acre, ocorrida entre a bancada federal do Acre em Brasília e o governador Gladson Cameli, acabou se tornando uma verdadeira “lavagem de roupa suja” na tarde desta quinta-feira, 4. O encontro que ocorreu de maneira presencial e remota teve como palco a sala de reuniões do Palácio Rio Branco e contou com a presença do coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão (PSD) e também da senadora Mailza Gomes (PP), além de secretários de Estado. Remotamente, participaram os deputados Alan Rick, Vanda Milani, Léo de Brito e Perpétua Almeida.

Ao abrir o diálogo, Gladson, que estava ladeado por Petecão e Mailza, elogiou o trabalho da bancada, afirmando que não governa o estado sozinho. “Não se governa sozinho e eu quero agradecer o apoio da bancada federal. Quero agradecer o empenho de nossos 8 deputados federais e 3 senadores que nos ajudam diariamente. Nós estamos num momento crítico do Estado. Eu respeito as opiniões, mas acredito que essa seja a reunião mais importante. Eu sei que estão reclamando, mas é melhor reclamar agora do que chorar amanhã. Reafirmo que o apoio do presidente Jair Bolsonaro tem sido fundamental nesse período. Tenho procurado o Butantan. Trabalhamos com planos A, B e C para alternativas na compra de outras vacinas. Nosso gargalo é o tempo, para que possamos fazemos tudo hoje e não deixarmos para amanhã”, disse.

Petecão informou a Cameli e aos demais presentes que nesta semana teve agendas em Ministérios, onde foi tratado benefícios para o Estado com relação à internet para municípios isolados. Com a ministra Damares Alves, houve a pauta sobre crianças especiais, porém o congressista aproveitou a oportunidade para deixar o encontro mais tenso ao relatar que ele e o senador Márcio Bittar tem sido vítimas de ataques na internet de pessoas supostamente patrocinadas pelo Estado. “Mas Gladson, o coordenador tem trazer notícia boa e notícia ruim. Hoje tem uma insatisfação com relação ao tratamento com os parlamentares. E hoje existe uma insatisfação generalizada das pessoas que recebem dinheiro do governo para bater nos parlamentares. Muitos são bancados para nós bater e não conheço um só parlamentar federal que bata ou fale mal do seu governo”, frisou o congressista.

Demonstrando insatisfação, Petecão afirmou que não é candidato ao governo e que o momento não é para se falar disso. “Não sou candidato ao governo e esse momento não permite que ninguém pense nisso. Nós temos que trabalhar para acertar. Eu tenho medo de que aconteça com o Acre o que ocorreu em Manaus. Espero que o Ministério não haja depois que a situação piorar”.

Antes mesmo que Petecão terminasse, Cameli pediu a palavra e afirmou que tomaria as providências cabíveis sobre o assunto. “Perdemos mais de 5 minutos discutindo com algo que não compactuo e peço desculpas”, pontuou.

Tentando apaziguar a situação, a senadora Mailza teve a palavra e tentou mudar o tom da reunião se colocando à disposição dos acreanos e do governador para ajudar. “Nós estamos passando por momentos complicados com relação a pandemia, mas estou aqui para colocar o nosso trabalho a disposição do governador. Estou aqui para somar, para ajudar o Acre e pode contar com a nossa força no senado”, disse.

A deputada Vanda Milani (Solidariedade) também externou sua insatisfação, mas desta vez com secretários de Estado que estariam atrasando obras, mas elogiou o governador. “Com relação ao covid-19, a sua nota seria mais de 100% , mas a burocracia é com o secretariado. Temos tido essa dor de cabeça com secretários que não tem dado a devida atenção para as nossas emendas. Nossos projetos estão parados. Queremos mais rapidez para não perdemos a oportunidade de fazer as obras. Vai acabar nosso mandato sem resposta. Nosso governo precisa ser mais ágil. Eu quero que o senhor cobre os seus secretários. Dê uma chacoalhada nessa equipe”, reclamou a deputada.

O deputado Léo de Brito (PT) tentou dar um tom mais voltado para a problemática da covid-19. “Estou muito preocupado mesmo. Não tem nada mais importante do nosso Estado sobre o que aconteceu em Manaus, aconteceu em Porto Velho… e agora com o fim do auxílio emergencial e a população nessa penúria. Eu queria nesse primeiro momento procurar saber para entender como as coisas estão andando. Eu entrei com uma ação e fiz uma sugestão ao governo, e sei que o senhor tem feito viagens. O Governo federal cometeu alguns erros, mas precisamos saber quem são as pessoas que estão sendo vacinadas. E tem essa questão dos fura-fila. Nós precisamos saber quem são os vacinados. As pessoas estão questionando isso. A velocidade do processo de vacinação. O Acre está em penúltimo lugar no ranking da vacinação”, frisou o petista, questionando sobre recursos aplicados durante a pandemia.

Já Alan Rick (DEM) relatou que a área da saúde é onde as pessoas mais sofrem e enfatizou o trabalho da Drª Paula, secretária-adjunta, por atender demandas da bancada. Mesmo elogiando, o democrata reforçou a reclamação de Vanda Milani. “A reclamação da deputada Vanda é válida. Nós não recebemos respostas dos secretários. Eu tenho uma emenda de 2016 da reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde de Acrelândia e essa obra ainda não saiu do papel. A população me pergunta cadê o hospital. É um recurso que já está fazendo 5 anos disponíveis e não saiu do papel”, disse o deputado afirmando passar por constrangimentos devido a obra não ser executada. Ele ainda lembrou que existem recursos disponíveis para reforma das UPAs do Segundo Distrito, Cidade do Povo e Sobral, além do Hospital do Câncer. “Todas essas obras têm recursos, mas não saem, não andam. Precisamos que essas obras avancem”.

O procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, levantou pontos onde os parlamentares da bancada poderiam ajudar com recursos. “Precisamos de custeio e mão de obra. Estamos reforçando junto ao governo federal a necessidade da prorrogação do auxílio emergencial, e também do decreto de calamidade nacional e também a suspensão dos contratos de financiamentos dos Estados”, disse.

Anterior

Eleitor que não votou em 2020 não será penalizado segundo TSE

Próxima

Colunista questiona Bispo Dom Joaquin se haverá leitos gratuitos no “Santa Juliana”aos infectados com covid

Next Post
Colunista questiona Bispo Dom Joaquin se haverá leitos gratuitos no “Santa Juliana”aos infectados com covid

Colunista questiona Bispo Dom Joaquin se haverá leitos gratuitos no "Santa Juliana"aos infectados com covid

Comentários

© 2017 - 2021 Sentinela da Fronteira - Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result

© 2017 - 2021 Sentinela da Fronteira - Todos os direitos reservados.