Após feriadão, Câmara de Epitaciolândia realiza 25ª Sessão Ordinária de 2021

Renny Carvalho

Depois de cumprirem feriado do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, no último dia 12, os vereadores de Epitaciolândia retornaram aos trabalhos legislativos na tribuna da “Casa do Povo” na manhã desta quarta-feira 13 de outubro com a realização da 25ª Sessão Ordinária de 2021, onde estiveram presentes todos os vereadores do município.

Vale lembrar que as sessões ordinárias em Epitaciolândia acontecem todas as segundas-feiras a partir das 09:00 da manhã.

Acompanhe um resumo das falas dos vereadores uso a tribuna do Grande Expediente:

Vereador Nego (Progressista) – Iniciou sua fala cumprimentando a mesa, os demais vereadores, e a plateia virtual que acompanha a sessão. Parabenizou a primeira dama Aline Saldanha pela parceria que tem dado ao município de Epitaciolândia, pela sua contribuição na bela festa em comemoração ao dia das crianças. Parabenizou o secretário de Saúde Sergio Mesquita, pelo itinerante no ramal Fortaleza, onde a população ficou muito agradecido pelos trabalhos de abertura do ramal e também pela saúde na comunidade realizado no local. Disse que entende que nenhum prefeito terá 100% da aprovação do parlamento e nem da população, mas que vê que a prefeitura está se diferenciando na forma de trabalho e se empenhando em atender as demandas dos munícipes, principalmente na zona rural. Fez um pedido de continuidade desse trabalho por parte do prefeito, que tem contemplado muitos ramais e ajudado aos produtores rurais. Parabenizou o funcionário Marcelo Galvão pela sua atuação e profissionalismo. Aproveitou o momento para falar sobre o ramal do 12 e do Santana que estão sendo contemplados nos paliativos e que o próximo ajuste será no ramal do 14. Parabenizou o secretário de Obras, que tem se esforçado ao máximo para prestar um bom trabalho na sua pasta, disse que quando os secretários querem fazer algo eles fazem, e o citou como um exemplo para as demais secretarias.

Vereador Messias Lopes (PT): Iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes e fez um convite a população para acompanharem as sessões. Mencionou a situação do DEPASA, mostrou preocupação com a situação da água, pois a população de Epitaciolândia corre riscos de ficar sem água e também com a qualidade da água que tem chegado as casas, onde há muitas reclamações de alergias, transtornos e enfermidades que podem estar relacionadas a essa situação. Falou sobre a matéria que está no portal G1 e demais jornais do Acre falando da suspeita de fraude nas licitações e no órgão DEPASA, que corre uma investigação sobre essa possibilidade de desvio de recursos públicos e associou toda essa situação que vem se alastrando no estado inteiro, pois o dinheiro que deveria está sendo investido em melhorias, pode está sendo desviado.

Vereador José Maria (PSL): Iniciou sua fala cumprimentando a plateia e os demais vereadores, parabenizou a organização da festa do dia das crianças pelo poder executivo no Bairro Jose Hassem, mas questionou o porque não houve parceria quando as escolas foram procurar o poder executivo para realizar essa ação. Mencionou que o prefeito não pode estar escolhendo lugares para favorito e que o olhar deve ser de um todo para a população. Parabenizou a prefeita de Brasiléia pela festa que contemplou a todos os munícipes e que o prefeito poderia tomar como exemplo para a próxima. Falou sobre a problemática quando o Depasa cumpre suas instalações, ficam os buracos nas ruas e que não são refeitos, que gostaria de saber de quem é a responsabilidade de reestruturar esses bairros. Endossou a fala do Vereador nego sobre o secretário de obras e parabenizou mais uma das suas atitudes como secretário a frente de uma pasta importantíssima que é a Obras, que em 1 mês ele já fez mais que os 9 meses anteriores e que acredita que com os recursos necessários ele será um grande aliado.

Vereador Diojino Guimarães (MDB): Iniciou sua fala cumprimentando a imprensa, a plateia e demais vereadores. Trouxe uma reclamação frequente referente ao paliativo das ruas, principalmente na Fontenele de Castro que com a volta as aulas está se tornando preocupante. Que o prefeito tem se preocupado mais em fazer campanha antecipada aos seus candidatos do que cuidar do necessário para a população. Disse que falta capacidade para investimento já que o mesmo está comprando 130 mil de palmeira imperial, mas esquece a infraestrutura do município. Parabenizou o secretário Sergio Mesquita e disse que graças a sua competência a Saúde tem sido tocada a frente.

Vereador Marcos Ribeiro (PSDB): Iniciou sua fala mencionando o evento do dia das crianças, disse que o prefeito fez o que podia dentro das suas capacidades, que o dia da criança deve ser lembrado não apenas como um dia de presentear, mas para lembrar de garantir os direitos das crianças, incluindo alimentação, saúde e escola de qualidade. Disse que acredita, que o Itinerante da Saúde não é uma campanha antecipada, mais sim um direito da população de ter um atendimento prestado da melhor forma e que esse projeto faz parte do plano de governo do Prefeito Sergio Lopes. Mencionou sobre a situação do DEPASA, que se entristece muito ao ler esta matéria pois quem padece é a população.  Que em gestões passadas até 08 anos atrás tiveram ruas que não foram contempladas e que o Prefeito estaria até com credito nessa situação. Disse que não é tão fácil quanto parece esse projeto licitatório, que a gestão não irá se abster diante das dificuldades e que o compromisso do prefeito com a população ainda está de pé, que espera que quando for realizado as obras seja parabenizado assim como recebe críticas.

Vereador Rubens Rodrigues (PSD): Iniciou sua fala cumprimentando a plateia e os demais vereadores. Disse que o Prefeito não está fazendo favor em realizar seu trabalho, e que os vereadores de base não precisam fazer essa defesa tão ferrenha da gestão, pois o prefeito está fazendo o mínimo dentro do necessário e que quem deu essa cadeira para os vereadores não foi o prefeito, mais sim o povo, então que eles lutem para trabalhar pelo povo e não para “puxar saco” de gestor. Registrou que esteve doente no final de semana e não pode estar presentes em alguma atividades na Baixa verde e com o governador Papito, do departamento de Pando-Bolívia; Falou que teve uma conversa pessoalmente com o prefeito Sergio Lopes sobre as bueiras que estavam sendo colocadas de forma incorretas onde o prefeito comprometeu-se em refazer o serviço e não cumpriu, disse  que algumas empresas usam  máquina pública do município para se beneficiar de obras de péssima qualidade e ainda coloca a culpa do péssimo serviço na sociedade chamando de vândalos quando na verdade  o serviço é que não foi bem feito; finalizou argumentando que o atual prefeito fazia filmagens em campanha dentro dos buracos e até hoje não tapou os referidos buracos após 10 meses de mandato, que esse prefeito tem uma equipe incompetente que não faz com que a trabalhos avancem e que segundo vereador o atual prefeito Sérgio Lopes está no mesmo nível dos ex-prefeitos André Hassem e Tião Flores. “Batendo os três prefeitos juntos, não dá um suco de maracujá, por que até agora foram três gestões que eu participei ruins, a incompetência chegou e ficou no nosso município”. Pediu que se faça uma comissão para fazer uma análise nesse orçamento, fez um apelo à população para que se manifeste também, pois da forma que está sendo distribuído o dinheiro público não contempla a população, um lugar onde falta medicação na saúde não pode se dar ao luxo de gastar com outras coisas que podem esperar.