Após feriadão, Câmara de Epitaciolândia realiza 25ª Sessão Ordinária de 2021

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Renny Carvalho

Depois de cumprirem feriado do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, no último dia 12, os vereadores de Epitaciolândia retornaram aos trabalhos legislativos na tribuna da “Casa do Povo” na manhã desta quarta-feira 13 de outubro com a realização da 25ª Sessão Ordinária de 2021, onde estiveram presentes todos os vereadores do município.

Vale lembrar que as sessões ordinárias em Epitaciolândia acontecem todas as segundas-feiras a partir das 09:00 da manhã.

Acompanhe um resumo das falas dos vereadores uso a tribuna do Grande Expediente:

Vereador Nego (Progressista) – Iniciou sua fala cumprimentando a mesa, os demais vereadores, e a plateia virtual que acompanha a sessão. Parabenizou a primeira dama Aline Saldanha pela parceria que tem dado ao município de Epitaciolândia, pela sua contribuição na bela festa em comemoração ao dia das crianças. Parabenizou o secretário de Saúde Sergio Mesquita, pelo itinerante no ramal Fortaleza, onde a população ficou muito agradecido pelos trabalhos de abertura do ramal e também pela saúde na comunidade realizado no local. Disse que entende que nenhum prefeito terá 100% da aprovação do parlamento e nem da população, mas que vê que a prefeitura está se diferenciando na forma de trabalho e se empenhando em atender as demandas dos munícipes, principalmente na zona rural. Fez um pedido de continuidade desse trabalho por parte do prefeito, que tem contemplado muitos ramais e ajudado aos produtores rurais. Parabenizou o funcionário Marcelo Galvão pela sua atuação e profissionalismo. Aproveitou o momento para falar sobre o ramal do 12 e do Santana que estão sendo contemplados nos paliativos e que o próximo ajuste será no ramal do 14. Parabenizou o secretário de Obras, que tem se esforçado ao máximo para prestar um bom trabalho na sua pasta, disse que quando os secretários querem fazer algo eles fazem, e o citou como um exemplo para as demais secretarias.

Vereador Messias Lopes (PT): Iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes e fez um convite a população para acompanharem as sessões. Mencionou a situação do DEPASA, mostrou preocupação com a situação da água, pois a população de Epitaciolândia corre riscos de ficar sem água e também com a qualidade da água que tem chegado as casas, onde há muitas reclamações de alergias, transtornos e enfermidades que podem estar relacionadas a essa situação. Falou sobre a matéria que está no portal G1 e demais jornais do Acre falando da suspeita de fraude nas licitações e no órgão DEPASA, que corre uma investigação sobre essa possibilidade de desvio de recursos públicos e associou toda essa situação que vem se alastrando no estado inteiro, pois o dinheiro que deveria está sendo investido em melhorias, pode está sendo desviado.

Vereador José Maria (PSL): Iniciou sua fala cumprimentando a plateia e os demais vereadores, parabenizou a organização da festa do dia das crianças pelo poder executivo no Bairro Jose Hassem, mas questionou o porque não houve parceria quando as escolas foram procurar o poder executivo para realizar essa ação. Mencionou que o prefeito não pode estar escolhendo lugares para favorito e que o olhar deve ser de um todo para a população. Parabenizou a prefeita de Brasiléia pela festa que contemplou a todos os munícipes e que o prefeito poderia tomar como exemplo para a próxima. Falou sobre a problemática quando o Depasa cumpre suas instalações, ficam os buracos nas ruas e que não são refeitos, que gostaria de saber de quem é a responsabilidade de reestruturar esses bairros. Endossou a fala do Vereador nego sobre o secretário de obras e parabenizou mais uma das suas atitudes como secretário a frente de uma pasta importantíssima que é a Obras, que em 1 mês ele já fez mais que os 9 meses anteriores e que acredita que com os recursos necessários ele será um grande aliado.

Vereador Diojino Guimarães (MDB): Iniciou sua fala cumprimentando a imprensa, a plateia e demais vereadores. Trouxe uma reclamação frequente referente ao paliativo das ruas, principalmente na Fontenele de Castro que com a volta as aulas está se tornando preocupante. Que o prefeito tem se preocupado mais em fazer campanha antecipada aos seus candidatos do que cuidar do necessário para a população. Disse que falta capacidade para investimento já que o mesmo está comprando 130 mil de palmeira imperial, mas esquece a infraestrutura do município. Parabenizou o secretário Sergio Mesquita e disse que graças a sua competência a Saúde tem sido tocada a frente.

Vereador Marcos Ribeiro (PSDB): Iniciou sua fala mencionando o evento do dia das crianças, disse que o prefeito fez o que podia dentro das suas capacidades, que o dia da criança deve ser lembrado não apenas como um dia de presentear, mas para lembrar de garantir os direitos das crianças, incluindo alimentação, saúde e escola de qualidade. Disse que acredita, que o Itinerante da Saúde não é uma campanha antecipada, mais sim um direito da população de ter um atendimento prestado da melhor forma e que esse projeto faz parte do plano de governo do Prefeito Sergio Lopes. Mencionou sobre a situação do DEPASA, que se entristece muito ao ler esta matéria pois quem padece é a população.  Que em gestões passadas até 08 anos atrás tiveram ruas que não foram contempladas e que o Prefeito estaria até com credito nessa situação. Disse que não é tão fácil quanto parece esse projeto licitatório, que a gestão não irá se abster diante das dificuldades e que o compromisso do prefeito com a população ainda está de pé, que espera que quando for realizado as obras seja parabenizado assim como recebe críticas.

Vereador Rubens Rodrigues (PSD): Iniciou sua fala cumprimentando a plateia e os demais vereadores. Disse que o Prefeito não está fazendo favor em realizar seu trabalho, e que os vereadores de base não precisam fazer essa defesa tão ferrenha da gestão, pois o prefeito está fazendo o mínimo dentro do necessário e que quem deu essa cadeira para os vereadores não foi o prefeito, mais sim o povo, então que eles lutem para trabalhar pelo povo e não para “puxar saco” de gestor. Registrou que esteve doente no final de semana e não pode estar presentes em alguma atividades na Baixa verde e com o governador Papito, do departamento de Pando-Bolívia; Falou que teve uma conversa pessoalmente com o prefeito Sergio Lopes sobre as bueiras que estavam sendo colocadas de forma incorretas onde o prefeito comprometeu-se em refazer o serviço e não cumpriu, disse  que algumas empresas usam  máquina pública do município para se beneficiar de obras de péssima qualidade e ainda coloca a culpa do péssimo serviço na sociedade chamando de vândalos quando na verdade  o serviço é que não foi bem feito; finalizou argumentando que o atual prefeito fazia filmagens em campanha dentro dos buracos e até hoje não tapou os referidos buracos após 10 meses de mandato, que esse prefeito tem uma equipe incompetente que não faz com que a trabalhos avancem e que segundo vereador o atual prefeito Sérgio Lopes está no mesmo nível dos ex-prefeitos André Hassem e Tião Flores. “Batendo os três prefeitos juntos, não dá um suco de maracujá, por que até agora foram três gestões que eu participei ruins, a incompetência chegou e ficou no nosso município”. Pediu que se faça uma comissão para fazer uma análise nesse orçamento, fez um apelo à população para que se manifeste também, pois da forma que está sendo distribuído o dinheiro público não contempla a população, um lugar onde falta medicação na saúde não pode se dar ao luxo de gastar com outras coisas que podem esperar.