Carro voador completa voo de teste de 35 minutos entre cidades da Eslováquia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Jack Guy, do CNN Business*

Um protótipo de carro voador completou um voo de teste entre duas cidades da Eslováquia e ficou 35 minutos no ar. O AirCar, da Klein Vision, voou entre Nitra e a capital Bratislava na segunda-feira (28), de acordo com um comunicado publicado na quarta-feira (30).

O AirCar Prototype 1 é movido por um motor BMW de 160 cavalos e vem equipado com uma hélice fixa. Ele se transforma de aeronave em veículo rodoviário em menos de três minutos.

Após pousar em Bratislava na segunda-feira, a aeronave se transformou em um carro e foi levada ao centro da cidade pelo CEO da Klein Vision, Stefan Klein, e pelo cofundador da empresa Anton Zajac.

“AirCar não é mais apenas uma prova de conceito”, disse Zajac no comunicado à imprensa. “Tornou a ficção científica uma realidade.”

A empresa está trabalhando em um modelo chamado AirCar Prototype 2, que terá um motor de 300 cavalos. Espera-se que seja capaz de cruzar a 300 quilômetros por hora (186 milhas por hora) e ter um alcance de 1.000 quilômetros (621 milhas).

A Klein Vision planeja desenvolver modelos de três e quatro lugares do AirCar, bem como versões bimotores e anfíbios, de acordo com seu site.

Um número crescente de empresas está explorando o potencial de veículos voadores, apesar dos obstáculos que incluem segurança e confiabilidade. Os veículos voadores precisariam operar em um espaço aéreo lotado, perto de pequenos drones e aviões tradicionais, e também precisariam de uma estrutura regulatória, o que poderia levar anos.

Uber e Hyundai anunciaram planos para um táxi voador elétrico no Consumer Electronics Show do ano passado em Las Vegas. Michael Cole, o CEO da unidade europeia da Hyundai, disse na terça-feira (29) que a montadora sul-coreana está trabalhando “muito ativamente” no programa.

A Volkswagen disse em fevereiro que está procurando veículos voadores na China. Enquanto isso, Porsche, Daimler e Toyota apoiaram startups no que é conhecido como a indústria de decolagem e pouso vertical elétrico (eVTOL).

Em agosto de 2020, a empresa japonesa Sky Drive Inc. conduziu a primeira demonstração pública de um veículo voador no Japão. O carro decolou do Toyota Test Field e circulou por cerca de quatro minutos.

*Texto traduzido, clique aqui para ler o conteúdo original