Colunista alerta que preocupação contra câncer de mama tem que ser constante

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Coluna da Samara Hassen #09

Outubro Rosa

A campanha do outubro rosa, é uma campanha para ser lembrada o ano inteiro. Este movimento internacional tem o objetivo de conscientizar o mundo inteiro sobre o Câncer de Mama, reduzindo cada vez mais a taxa de mortalidade da doença.  Faça o autoexame e demonstre para você mesma o amor-próprio que sente! Chegou o momento de cuidar da pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ! Faça o autoexame! Ei mulher, se toca!

Sonho frustrado

Seria um sonho para os munícipes que fazem hemodiálise em Rio Branco, a tão sonhada Clínica do Rim em Brasiléia. Um prédio lindo, com todos os equipamentos prontos para funcionar, mas que infelizmente continua de portas fechadas. Ao que me informaram, a dependência total seria do governo, que precisa firmar um convênio junto a clínica. E também a necessidade das tão sonhadas UTI’S no Hospital Regional, prometidas ainda no início do período pandêmico. Mas aguardem queridos, com certeza ano que vem, que é ano de eleição, tudo estará funcionando.

Evento do ano

Muito bom fazer festa de aniversário às custas de um certo poder público…O bolo de 100 kg e um lote de novilhas, foram umas das principais “doações” confirmadas. Muita pompa e muito requinte nas mediações da estrada do pacífico…. Que pena que não fui convidada para um evento tão ilustre como esse.

Praça 28 de abril

A maioria dos vereadores de Epitaciolândia reivindicaram a favor dos proprietários dos boxes de alimentação da conhecida pracinha do skate. A praça já é conhecida e muito frequentada pelos munícipes e até mesmo pelos vizinhos de Brasiléia e Cobija. Relatou um dos proprietários que o prefeito Sérgio Lopes (PSDB), quer realoca-los para o bairro aeroporto, causando muita indignação a todos os envolvidos nesse episódio. Vale uma repensada do prefeito Sérgio, a pracinha já virou um ponto turístico na cidade e esse feito se dá justamente pelos lanches que são vendidos naquele local.

Retificando

Falei na semana passada que a indicação do coordenador do Núcleo de Educação de Epitaciolândia teria sido do ex prefeito Tião Flores. Errei feio, pois o feito foi uma indicação do Prefeito Sérgio Lopes (PSDB).

Discurso de esclarecimento

Em seu discurso no ato de posse do novo coordenador do Núcleo de Educação de Epitaciolândia, o vereador Nego (PP) afirmou que o nome de Cleomar Portela foi fruto de um pedido do Prefeito Sérgio Lopes (PSDB) quando estiveram reunidos com o governador Gladson Cameli (PP). “Mesmo estando em lados opostos durante as eleições, foi um ato de muita nobreza do prefeito Sérgio, pedir pelo nome de Cleomar. Mesmo tendo muitos nomes que poderia ter indicado”. Concluiu Nego.

Muitos nomes

O diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente do Acre, André Hassem, teve sua ficha de filiação abonada nesta última segunda-feira (27) pelo vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho. André, é pré-candidato a deputado federal. A família Hassem no Alto Acre já é tradição na política e muitos integrantes já ocuparam muitas cadeiras, tanto no executivo, como no legislativo. O que sei é que dentro desta grande família muitos nomes estarão para apreciação do grande senhor da política, que continua sendo o eleitor. Façam suas apostas queridos, para ver quem leva a melhor nessa disputa.

O cancelado

As três meninas superpoderosas do legislativo emplacam mais uma vitória. Após dias sofrendo ataques ofensivos em redes sociais e rádio, o caboclinho que de forma questionável a mando de “comigo ninguém pode”, teve seu programa de rádio cancelado a pedido dessas guerreiras.  Aí fica o velho o ditado: quem fala o que quer, sofre as consequências que não quer.

Durante a sessão na Câmara em Brasiléia…

Projeto do vereador petista Jorge da Laura é vetado pelo executivo. Os edis tentaram derrubar o veto, mas a ordem foi expressa e os “rapazes da escolinha” seguiram o rito. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB) solicitou esclarecimentos e reivindicou melhorias na área da saúde, pela falta de médicos no hospital de Brasiléia e também repudiou o atendimento nos postos de saúde do município, que nunca tem médicos para atender a população, relatou a vereadora.

O vereador Jurandir Queiroz (PROS) solicitou que fosse visto possibilidade da instalação de um aparelho de ultrassonografia para o município tendo em vista a grande necessidade de nossa região, principalmente para as mulheres gestantes, e seria de grande importância para acontecer um trabalho de prevenção de outras doenças com a realização desse tipo de exame. Dando seguimento parlamentar ressalta seu comportamento de base, porém afirma que não é submisso ao executivo, afirma ainda seu respeito por todos os vereadores inclusive os parlamentares de oposição.

A vereadora Marinete Mesquita (PT) usou a tribuna para pedir esclarecimento do responsável da Energisa em relação aos constantes aumentos abusivos na conta de energia, solicitou ainda que sejam contratados os médicos para suprir a falta dos demais, finaliza solicitando a prefeita Fernanda Hassem que possa estruturar a rede de proteção: CAPS, CREAS, NASF e unidades de saúde pois são através dessas instituições que as pessoas buscam atendimento, ressaltou a nobre edil.

Promessa não cumprida

Há uns meses atrás houve uma promessa que o jogador de futsal Falcão estaria em Brasiléia no mês de setembro…. Pois é, setembro passou, Falcão nem pousou, bateu tanta a asa que voou. Tem o vídeo, tem sim senhor!

Pub

Inaugurou nesta última terça-feira (28), o mais novo Pub de Brasiléia, Renato Gastrobar. O requintado e moderno espaço está bem no centro de Brasiléia, dispõe de deliciosos pratos diversificados, petiscos, drinks e muita música boa… Sucesso ao casal Renato e Alair pelo empreendimento que só tem a trazer muita diversão a nossa região.

Especulação

Muito se fala nas eleições do ano que vem, e um dos assuntos mais frequentes nas rodas de conversas são quem vai disputar para estadual ou para federal. Quem será o candidato a senado, apoiado pelo governo?! O certo é que tudo não passa mesmo é de muita especulação, decisões e batidas de martelo só teremos ano que vem. O que passar disso é só intriga da oposição.

Imprevisível

Quem acha que não há possibilidades de algum prefeito (a) do Alto Acre ser candidato (a) a deputado(a) federal está enganado. A proposta lá de cima já foi feita. Agora é esperar as pesquisas, porque se tudo sair como planejado, o vice vira petista e assume. E para quem pensa no romance, faz como uma conhecida música sertaneja “ está afim de um romance, compra um livro”… E segue o baile, os interesses pessoais estão acima de qualquer outro.

Mensagem do dia

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Matheus 11:29

Excelente semana a todos!