Nas eleições 2020, que aconteceram excepcionalmente este ano por causa da pandemia de covid-19, nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) 23,60% dos eleitores acreanos  não compareceram às urnas, mas, os que se abstiveram de votar têm até esta quinta-feira, 14, para justificar a ausência  no primeiro turno, já para quem faltou no segundo turno o prazo termina dia 28 deste mês.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a regra é passível de multa e quem não compareceu às urnas em dos turnos das eleições municipais precisa justificar a ausência, caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa e pode ficar sujeito a restrições.

De acordo com o TSE, a recomendação é que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS. Ou ainda, pode ser feito também pela internet, por meio do Sistema Justifica.

Mas o eleitor que não conseguir fazer o procedimento pela internet, pode fazer de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Para todos os casos, o cidadão precisa preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo por que não votou e anexar documentação que comprove o motivo da falta do dia da votação.

Nas eleições municipais do ano passado, o Acre teve 132.461 faltosos em todo o estado, o número representado pelo percentual de 23, 60% dos eleitores aptos a votar é maior do que índice nacional de abstenção de 23,14% no primeiro turno em todo o país. Uma das justificativas para o alto índice de abstenção foi a pandemia de novo coronavírus.