Empresários oferecem ajuda para fornecer vacinas à Bolívia

Alertam que a economia nacional tem sido afetada estruturalmente pelos efeitos diretos das medidas de prevenção (da pandemia), mas também indiretamente pela falta de um plano abrangente, consistente e consensual que marque o caminho de recuperação e reativação ”, diz um dos os considerandos dos empresários.

No primeiro ponto, os empresários reconhecem que a primeira prioridade do Estado deve ser o controle da pandemia Covid 19, e consideram que a única forma é acelerar e otimizar o processo de vacinação para toda a população.

Eles propõem a implementação de um plano para salvar, sustentar e criar empregos , com base na proposta apresentada pela Confederação de Empresários Privados da Bolívia (CEPB).

O setor concordou com a socialização e divulgação deste programa de financiamento elaborado pela CEPB que pode solucionar os problemas de liquidez enfrentados pelo Estado e pelo setor produtivo. Eles também acreditam que o banco nacional deve ser fortalecido.

No quarto ponto, levantaram-se a formação de equipas de trabalho para analisar a recente regulamentação emitida pelo Governo e que é considerada um atentado ao sector (o governo emitiu três portarias e uma resolução ministerial em homenagem ao 1º de Maio).

Também propuseram a gestão de reuniões com governos departamentais e municipais para promover o modelo de alianças público-privadas desenvolvidas pelas privadas.

O sexto ponto ratifica a vocação para o diálogo e exortam as autoridades a direcionar esses espaços. Em sétimo lugar, reivindicaram a plena unidade do empresariado nacional , formado por pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores produtivos e regiões.

Por fim, a declaração reivindica o papel do cidadão empresário e empresário que contribui com o seu trabalho , com as receitas fiscais, assumindo riscos e desafios permanentes, o que reflete o compromisso com o país.

Os empresários aguardam uma resposta a estas iniciativas que surgiram hoje e para as quais chamaram todos os seus associados.