Família investe na produção e na oferta de cursos sobre cerveja artesanal em Rio Branco

126

 

Em 2009, Ricardo Marques morou na Alemanha por um período de seis meses para cumprir uma parte do seu doutorado em Química. Ao ter contato e a oportunidade de experimentar diversos rótulos de cerveja em território europeu, começou a despertar no professor

Seis anos depois, em julho de 2015, Ricardo participou de um curso teórico-prático em Fortaleza (CE) com o nacionalmente premiado cervejeiro Rodrigo Campos, professor e presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Ceará (ACervA Cearense). Em dezembro de 2016, ele compartilhou a paixão pela produção caseira de bebidas com o irmão, Dayan, e com o sobrinho, Caique Marques.

O próximo desejo da equipe é criar uma cerveja que contenha um ingrediente regional na formulação (Foto: Arquivo pessoal)

O resultado? A criação da Seringueira Beer, cerveja artesanal 100% acreana. “Na produção, utilizamos equipamentos e insumos amplamente acessíveis à população em geral. A brassagem – na fabricação de cerveja, é o processo ou efeito de misturar o malte e a água, sob a ação do calo – dura em média oito horas, e o processo de fermentação, maturação e carbonatação dura em média 45 dias. Atualmente estamos produzindo levas de 30 litros”, explicou Ricardo.

Produção artesanal da cerveja acreana é resultado de oito anos de desenvolvimento (Foto: Divulgação)

O próximo desejo da equipe, que aperfeiçoa constantemente as receitas, é chegar a produzir uma cerveja que contenha um ingrediente regional em sua formulação. Além desta meta e da produção de cinco estilos de cerveja (Kolsch, Blond Ale, American IPA, Witbier e Weiss), os produtores da Seringueira Beer também investem na oferta de cursos para cervejeiros iniciantes.

Ricardo e Dayan Marques durante o curso de produção artesanal (Foto: Arquivo pessoal)

O primeiro curso foi ministrado em fevereiro de 2016 para oito alunos. No total, 24 alunos já foram atendidos em quatro turmas. A próxima oferta está prevista para os dias 5 e 6 de agosto. “A realização do curso de fabricação de cerveja artesanal no Acre é uma iniciativa pioneira, que oferece conhecimentos teóricos e práticos para os entusiastas de cerveja do nosso Estado”, destacou Ricardo.

Para os interessados em participar da nova turma, basta acessar o site e verificar mais informações e detalhes de pagamento, além dos perfis nas redes sociais Instagram e Facebook.