Frio intenso deve chegar na próxima terça-feira no Acre

139
Não será surpresa porque O Tempo Aqui já vinha alertando para a alta probabilidade de ocorrência, neste inverno de 2017, de frio intenso, com temperaturas abaixo de 10ºC e sensação térmica próxima de zero. Desde a última segunda-feira, já informava dessa tendência que deverá ser concretizada na próxima semana.


A análise das condições atmosféricas autais mostram que a mais intensa e poderosa onda de frio polar já está a se formar na região da Antártica, cujo deslocamento na direção do Brasil deverá começar dentro de 48 horas, mas só atingirá o território brasileiro no próximo domingo, começando pelo extremo oeste do Rio Grande do Sul.

A alta pressão atmosférica que se formará no norte da Argentina fará com avance rapidamente na direção da Amazônia, chegando ao Acre, Rondônia e Amazonas, já na segunda-feira, 17 de julho, um dia antes do previsto e publicado por nós na última quarta-feira.

Assim, a partir das primeiras horas de terça-feira, dia 18, o tempo ficará muito frio, com ventos intensos e ininterruptos a soprarem da direção sudeste, na Amazônia sul-ocidental, e da direção sul, na região do Pantanal de Mato Grosso.

Estamos projetando temperaturas mínimas aproximadas que podem variar em:  Rio Branco, Brasileia,  entre 7 e 11ºC.

Como se pode concluir, deverão ocorrer recordes de frio deste ano na próxima semana.

Essa onda de frio que atingirá a Amazônia terá configuração semelhante àquela que atingiu a região nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2013, quando as mínimas registradas, na capital do Acre, giraram em torno de 9ºC, com sensação térmica abaixo de zero, devido aos fortíssimos ventos que sopraram.

Na próxima semana, além do frio, ocorrerá, também, uma queda ainda mais acentuada da umidade relativa do ar, podendo atingir valores inferiores a 20% no Acre, em Rondônia, em todo o Centro-Oeste brasileiro e em parte do Amazonas, além das planícies da Bolívia e do Peru. Com informações O Tempo Aqui.