Pesquisa Ipec: Lula lidera pesquisa sobre potencial de voto para presidente

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
RICARDO NOBLAT, VEJA

Enquanto uma pesquisa de intenção de voto mostra como está a corrida eleitoral, a de potencial busca medir o piso e o teto de aceitação de cada um dos possíveis candidatos. O instituto cita o nome de cada possível concorrente e pergunta se o eleitor votaria nele com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum.

Na pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), novo instituto da estatística Márcia Cavallari (exIbope), 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição. Em seguida, Moro (31%), Huck (28%), Haddad (27%), Ciro (25%), Marina (21%), Mandetta (15%), Doria (15%) e Boulos (10%). Lula é mais forte entre os pobres e no Nordeste. Bolsonaro, entre os ricos e no Sul.

O Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro e a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.