Política e outras coisas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Da redação sentinela

Importante tratar

Amigos leitores, nossa coluna Folha de Urtiga está de volta, ela teve início aqui nesse portal nos idos de 2017com notícias variadas, posteriormente migrou para um outro portal. Nosso foco principal é a política, o que circula nos bastidores, a pauta das ruas, a movimentação dos entes envolvidos, as conversas que todos estão comentando. Nosso propósito é a informação, a concretização dos fatos ora narrados não cabe a nós, a notícia sim! Portanto, tenha um bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada e boas interpretações!

Vamos lá!

 

Diojino presidente

Conversei com o presidente da Câmara de Epitaciolândia vereador Diojono Guimarães (MDB), diz está animado com esse quarto mandato seguido que o povo de Epitaciolândia lhe confiou. Comentou que o legislativo mirim não pode ser subserviente á prefeitura. “Precisamos ter a câmara do lado do povo e que possamos os nove vereadores desenvolver o que nos é incumbido que é fiscalizar”, disse ele.

 

Brasão de Epitaciolândia

Diojino pretende também melhorar a estrutura física da casa do povo. Em março está prevista uma pintura na câmara com as cores do município e ao invés do brasão nacional que está estampado no assento alto da sala das sessões, vai fazer questão de recepcionar a todos com o brasão do município.

Pra esquecer 2020

Dia desses numa conversa sempre cheia de brincadeiras e respeitosa com o ex-prefeito Tião Flores, veio a questão das sequelas pós-covid. Disse a ele que sentia problemas na audição e que as vezes minha memória falhava, o Flores me veio com essa, “Melhor perder um pouco da memória, do que a vida. Depois fica tudo certo. É bom que você não vai lembrar do que aconteceu em 2020 kkkkk”.

Articulador 1

Por falar em Flores, ele pode ser o representante do governo na região do Alto Acre, fazendo o trabalho de articulação política com as lideranças dos quatro municípios (Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil), em torno da reeleição do governador Gladson Cameli.

Articulador 2

Quem também se movimenta para ser o representante do governo na região do Alto Acre, é o articulador político Léo Costa, militante antigo do PROGRESSISTA, Léo tem boa influência e carisma na regional.

 

 

Choradeira

Tenho acompanhado as notícias de Epitaciolândia, e por vezes vejo a choradeira do prefeito tucano Sergio Lopes reclamando que assumiu o município com uma dívida de mais de 25 milhões de reais. Isso todo candidato a prefeito tinha conhecimento. Quem ganhasse sabia “que tinha que criar os filhos da viúva que com ela estava casando”, portanto não cabe tamanha choradeira. O povo não quer saber de desculpas, quer ver soluções.

 

Tá esperto

O amigo Everton Soares (PSL), tem sido a menina dos olhos de muitos partidos para uma candidatura de deputado em 2022. Everton comenta que na hora certa vai dizer se encara o desafio, sobre sigla partidária, outro ponto de interrogação.

 

 

Gigante?

E o Vasco da Gama heim! Será que vai ser tetra? O gigante da colina tem se apequenado a cada jogo, pegou de 4 x 1 do Bragantino. Vasco está pedindo para visitar a segundona pela quarta vez. Já tem torcedor cruzmaltino se apegando até com santo expedito.

 

Golpe

Prefeitos recém eleitos, Jerry Correia (Assis Brasil) e Camilo Silva (Plácido de Castro), tiveram celulares clonados, os criminosos fizeram a farra se passando pelos gestores ligando se para os contatos pedindo boa quantia em dinheiro emprestado, espertos os prefeitos acionaram a polícia assim que foram alertados sobre o golpe.

 

Perdeu a liderança

São Paulo parece que deixou escapar o título de campeão do campeonato brasileiro 2020, dos últimos 12 pontos disputados, o São Paulo ganhou apenas 01 pontinho, deixando escapar a liderança do campeonato que tinha há várias rodadas e com até 08 pontos à frente do segundo colocado. A situação do time do são Paulo é tão desesperadora que a direção do clube já comunicou o técnico Fernando Diniz que ele terá uma ultima chance se não vier vitória no próximo jogo, pode arrumar as malas.

Câmara de Brasiléia

Nova mesa diretora da câmara de Brasiléia inicia os trabalhos a todo vapor como deve de fato ser, é possível ver mudanças pontuais na casa do povo em Brasiléia, que vão desde a melhoria na estrutura física do prédio da câmara até a aproximação do legislativo com o povo e do povo com o legislativo. A presidente Arlete Amaral (SDD), estuda a possibilidade de fazer com que aconteçam as sessões itinerantes.

Marinete Mesquita

Outra vereadora empolgadíssima em Brasiléia é Marinete Mesquita (PT), primeira secretária da mesa diretora a petista disse que o discurso de despedida do ex-presidente não deixou para baixo os ânimos da equipe. “Quando se quer fazer, faz sim”, fechou ela.

 

Não creio

Circula nos bastidores que a relação da prefeita Fernanda Hassem (PT), com a nova mesa diretora em Brasiléia não é das mais amistosas. O motivo? Inúmeros, dentre eles a rebeldia por parte DELAS ao ponto de tomarem a presidência do RP e outra, a vitória em cima da chapa encabeçada pelo petista Jorge da Laura.

Quem ganha com isso?

Fernanda Hassem foi vereadora, uma atuante vereadora diga-se de passagem, sabe que legislativo e executivo são poderes independentes, mas harmônicos entre si, além do mais, a maioria dos vereadores que compõe a mesa diretora estavam com o 13 no peito em campanha, sem contar que ela (Fernanda prefeita), não ganha nada com esses possíveis arranhões no legislativo mirim. Na verdade, só quem perde com isso é o povo.

Os Pancadões

Amigos de Brasiléia, das gerações de 80 e 90, que criaram o movimento Juventude Firme e Forte de Brasiléia estão programando encontro de futebol na chácara Boi Cagão, do senador Petecão após o carnaval. No final de 2020 o primeiro encontro aconteceu em Brasiléia numa partida de futebol que serviu mais para dar risadas do que para ver belas jogadas, o povo cresceu a barriga, muitos estão fora de forma.

O povo é do contra

Mesmo diante das recomendações sobre distanciamento, uso de álcool em gel e de mascaras como forma de conter os crescentes casos de covid-19, o povo faz questão de ir na contramão de tudo isso. O povo está em festa causando aglomeração, circulam em grande maioria sem máscara e não estão nem ai para o uso do álcool nas mãos quando é preciso. Só se atenta que essas simples recomendações tem importância quando estão nos leitos dos hospitais com a doença nos “couros”.

Só não ele

Muita gente que acompanha o noticiário acerca da vacina, com entrega do primeiro lote de doses contra covid-19 Brasil a fora, sobre as primeiras pessoas vacinadas, vai sentindo um certo alivio com relação a pandemia. Só não o Bolsonaro.

 

Velho Boca

Prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, parece superar o presidente Bolsonaro quando o assunto é subestimar o corona vírus, decidiu que 1800 alunos serão cobaias no retorno das aulas presenciais na rede pública municipal já agora no inicio de fevereiro, a zebra do velho Boca é que a frente do sindicato da educação estadual está a combatente Rosana nascimento, que não abre nem pra um caminhão carregado de pólvora. “Sem Vacinação não vamos para sala de aula e a grande maioria dos pais se recusam enviar seus filhos para a escola”, disse Rosana.

 

Doido

A decisão de Bocalom em anunciar que as aulas presenciais da rede pública municipal na capital vai começar para os 1800 alunos do 5° ano, fez até Dona linda Cameli,  mãe do governador Gladson, soltar o verbo em rede social o chamando de DOIDO.

Cuidado com a Polícia

Quando menos se esperava a Polícia Federal aportou em operação nas cidades de Epitaciolândia e Brasileia, as investigações dão conta de uma suposta prática de crimes envolvendo fraudes à licitação. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na região do Alto Acre, até a Dom porquito entrou pelo meio.

 

Onde vamos parar?

O preço da botija de gás de cozinha já ultrapassa os 100 reais e o litro de gasolina a quase R$ 5,50 ? a passagem de taxi de Epitaciolândia ou Brasiléia para Rio Branco subiu para R$ 80,00. Como diria professor Raimundo: E o salário ó!.

Até logo, até mais vê!