Política e outras coisas

Da redação

Importante tratar

Amigos leitores, nossa coluna Folha de Urtiga está de volta, ela teve início aqui nesse portal nos idos de 2017com notícias variadas, posteriormente migrou para um outro portal. Nosso foco principal é a política, o que circula nos bastidores, a pauta das ruas, a movimentação dos entes envolvidos, as conversas que todos estão comentando. Nosso propósito é a informação, a concretização dos fatos ora narrados não cabe a nós, a notícia sim! Portanto, tenha um bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada e boas interpretações!

Dengue e covid

Bombando notícias de todos os lados dando conta que é preocupante o número crescente de casos de covid-19 e dengue nos municípios do alto Acre, o hospital regional Wildy Viana em Brasiléia está abarrotado de pessoas com sintomas das doenças.

Sem aglomeração

A situação é tão preocupante que o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia do PT, tomou medida extrema, proibindo abertura de locais onde o fluxo de pessoas é mais intenso e de fácil propagação principalmente da covid-19.

Não duvide da covid

Falo por experiência própria de que testou positivo para covid-19 junto com maioria da família. Não é uma gripezinha como foi dito pelo chefe maior da nação. Os sintomas podem ser diferentes de organismo para organismo, mas não duvide da covid.

Kaki

Estamos na torcida e orações pelo restabelecimento da saúde do amigo KAKI, ex-vereador e atual secretário de obras de Epitaciolândia, que encontra-se acometido pela covid-19 em Rio Branco.

Rubens Rodrigues

Da mesma forma que desejamos recuperação do amigo KAKI e de tantas outras pessoas, também pedimos pela imediata recuperação do vereador Rubens Rodrigues do PSD de Epitaciolândia, que já está em fase de fisioterapia e em breve com todo gás, fazendo bons debates da tribuna da Câmara de Epitaciolândia.

Banho de cuia

Por falar em Câmara de Epitaciolândia, o “banho de cuia” que levou a base do prefeito Sergio Lopes que já cantava vitória de Marquinho Ribeiro presidente da casa do povo, dizem que foi arquitetado por um petista, suplente de vereador.

Política e futebol

Tem um ditado que diz que. “Política e futebol não se discute”, mas nos dois casos, a platéia sabe quando o time pode ser campeão ou rebaixado pela qualidade dos jogadores que entram em campo.

Primeiro do segundo

Prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem foi rápida em dizer que o fato de ter sido reeleita, esse primeiro ano de mandato da petista não se trata do quinto ano de gestão, mas de um primeiro ano de um novo mandato.

Boa missão

Tenho acompanhado o processo político há mais de 20 anos em nosso estado e o segundo mandato foi o carma de muitos, raros foram os gestores reeleitos que fizeram o segundo mandato a altura do primeiro salvo engano o ex-governador Jorge Viana, como a Fernanda era tida como o Jorge Viana de saia, vamos aguardar.

Gestão de rocha

Recebo mensagem engraçada de amigo dizendo que em Brasiléia a gestão nova será de rocha, foram nomeados Bil Rocha, João Rocha e Zico Rocha. Sucesso a todos!

É Federal

Mal acabou as eleições 2020 e já tem gente falando em 2022, ao contrário da acirrada disputa por uma vaga na assembleia legislativa do estado onde na região do Alto Acre sempre saem de 10 a 20 candidatos, a concorrência parece ser grande agora por uma vaga de deputado federal. Nomes já anunciados nessa briga só por Brasiléia: Almir Andrade, Chico Dantas, Bil Rocha e Fernanda Hassem.

Ciscou para fora

O vereador Rogerio Pontes (PROS), viu escapar por entre os dedos a possibilidade de um inédito terceiro mandato seguido de presidente da Câmara de vereadores de Brasiléia. RP desaprendeu, ao invés de tentar captar aliados, fez o inverso ao ponto de chamar a bancada do batom (Arlete Amaral,  Marinete Mesquita e Neiva Badoti ), de nojentas.

Escola Cívico-Militar

O ano letivo 2021 pode trazer inovação em Epitaciolândia, já que o governo do estado quer implantar o sistema Escolar Cívico-Militar na escola estadual Joana Amed, nessa modalidade de ensino a gestão é feita pelos professores da rede em parceria com os militares da reserva disponíveis na região que, no caso, são responsáveis por trabalhar a parte cívica. Apenas nas escolas militares em si é que a gestão é feita por militares.

Aplausos  

É de se aplaudir o empenho do governador Gladson Cameli no combate covid-19. Desde o início da pandemia Cameli sempre teve posição firme, não politizou o problema e tem livre acesso com os politiqueiros Dória e Bolsonaro.

Primeira mexida

Circula nos bastidores da política de Epitaciolândia que o prefeito Sérgio Lopes (PSDB), estuda fazer mudanças em sua equipe em menos de 30 dias de administração. Tal mexida seria para contemplar o ex-prefeito José Ronaldo, um dos apoiadores linha de frente da campanha dos tucanos em Epitaciolândia e que ficou fora do primeiro escalão.

Cai ou não cai 1

A abelhinha zoou que Sergio Lopes pode fazer uma troca na secretaria de agricultura, hoje comandada por Joãozinho Ferreira (REPUBLICANOS), amparando o ex gestor José Ronaldo, que mesmo já tendo passado por três mandatos de prefeito na cidade, deseja retornar a vida pública, até como secretário.

Cai ou não cai 2

Segundo a mesma fonte, a ex-primeira dama de Epitaciolândia, Rosália Pinheiro, também deve entrar no pacote de mudanças do primeiro escalão da equipe do “homem bom”, ocupando a pasta de ação social que é gerida por Eliade Maria.

Não negou

Em conversa com o jornalista Dimas Gurgel do portal notícias acreanas, Lopes não negou que José Ronaldo pode integrar a atual administração. “Existe uma possibilidade, estamos conversando e há uma possibilidade sim, o Zé foi um apoiador e participou ativamente do processo eleitoral” Disse Sergio Lopes.

Readequação

Assis Brasil será um dos municípios onde o Banco do Brasil deve tomar medidas extremas, lá o atendimento aos usuários será feito através de um correspondente do banco, com os mesmos serviços, no entanto não necessariamente no posto de atendimento.

Nome leve

Enquanto o PT era varrido no Acre e país a fora, em Assis Brasil o partido entrou em campo nas eleições de 2020 com chapa puro sangue (Jerry Correia e Reginaldo), contra um prefeito concorrendo a reeleição (Zum), e mais dois adversários competitivos (Pelique e Zé do Posto), o PT em Assis Brasil tinha tudo para ser mais um a entrar no jogo só para cumprir tabela, mas deixou os concorrentes na poeira graças ao bom discurso e nome leve do professor Jerry.

Até mais!