Sob comando de Petecão, Bancada federal pede urgência na vacinação em massa no Acre

O coordenador da bancada federal do Acre e presidente da Comissão de Assuntos Socais, senador Sérgio Petecão (PSD), solicitou ao governo federal que a população do Acre fosse submetida, prioritariamente, e em caráter de urgência, à vacinação em massa contra a COVID-19. O pedido foi feito formalmente ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ministro da Saúde e chefe da secretaria de governo, em nome de todos os integrantes da bancada acreana no Congresso Nacional.

De acordo com Sérgio Petecão, o Acre atravessa uma situação crítica com o agravamento da pandemia e o colapso do sistema de saúde em hospitais públicos e particulares. O senador mencionou ainda que a situação do estado se agravou em decorrência das enchentes que submergiram diversas cidades do Acre, deixando milhares de pessoas desabrigadas.

“Estamos enfrentando não somente o aumento da pandemia, que está muito grave. Ao mesmo tempo, a cheia dos rios trouxe um surto de outras doenças como a dengue, leptospirose e hepatite A, sobrecarregando ainda mais os hospitais do estado”, disse.

O senador destacou que o Acre está geograficamente isolado, o que dificulta o acesso e a logística de transporte de pacientes para outras regiões. Assim, a imunização de toda a população, que hoje corresponde a quase 900 mil habitantes, custaria menos dinheiro do que os gastos em manter a estrutura e as ações de combate à pandemia.

“É necessário que o Acre tenha um tratamento diferenciado por parte do Governo Federal para o enfrentamento da calamidade em que vivemos”, disse Sérgio Petecão.

No ofício encaminhado ao presidente da República, os parlamentares destacaram o fato de a vacinação em massa no Acre poder ser vista como um projeto piloto para a imunização de toda a população do Norte.